Gastronomia e Receitas

Conheça mais sobre a farinha de milho

O milho é um alimento que os humanos cultivam desde os tempos antigos. Há muitos produtos alimentares que as pessoas podem fazer a partir do milho, sendo um deles a farinha de milho. É possível encontrar farinha de milho em muitos alimentos processados, e é também utilizada em todos os tipos de cozedura. Para saber mais sobre este alimento básico que está incluído na nossa dieta, siga as instruções abaixo.

Para que serve a farinha de milho?


É uma espécie de farinha que é extraída do milho moído de diferentes maneiras. Esta farinha é utilizada para cozer pão. É feito a partir de grãos de milho secos e moídos. Pode ser usado para fazer vários tipos de guloseimas saborosas. A farinha de milho é muito versátil. Pode ser da grossa, fina, branca e também amarela.

Qual a diferença entre a farinha de milho e o fubá?

O fubá e a farinha de milho são bem parecidos. São fabricados ou por moagem de grãos de milho degerminados (o processo que separa o grão da casca), ou não são. Na prática, o fubá é frequentemente diferenciado de outras farinhas por ser moído mais fino, utilizado em bolos, angus, e polenta. A farinha de milho é mais espessa e mais escamosa, utilizada em farofas e cuscuz.

O processo de produção é também muito diferente. O fubá é feito através da moagem de grãos de milho secos. A farinha de milho é feita remendando e esmagando grãos de milho secos, e peneirando e descascando esses grãos.

Principais distinções entre fubá e farinha de milho

A farinha de milho que se está a ler é mais espessa, e é amarela ou branca, porque o milho pode estar nessas duas cores. É cozida com antecedência e é utilizada em pratos rápidos. Pode ser utilizada para substituir outros tipos de farinhas em várias receitas, como por exemplo, um bolo de trigo se tornar um bolo de milho. Também pode ser utilizado para fazer pirão e cuzcuz.

O fubá de milho tem uma textura muito mais fina moídos e peneirados. É muito usado em bolos, angus, polenta, papas, caldos e sopas, há muito alho.

Ambos os tipos de alimentos são muito ricos em energia, e ambos contêm muitos carboidratos, não sendo utilizado em receitas low carb.

Processo de produção

Numa das panelas, o milho moído é cozido, e à medida que aquece, cola-se e forma pequenos pratos granulados que são depois triturados em farinha.

Alguns benefícios da farinha de milho

A farinha de milho pode ser utilizada numa vasta gama de receitas, desde as mais simples até às mais complexas. Verificará também que este cereal é muito rico em nutrientes: vitaminas B, vitamina E, minerais, e fibras.

A farinha de milho é uma opção para aqueles que são propensos à intolerância ao glúten. Tem muita fibra alimentar, e por isso favorece o trânsito intestinal e evita a obstipação. É uma boa fonte de energia, versátil e barata. Pode utilizá-lo como ingrediente principal na sua comida ou como substituto de outras farinhas.

Cada 100 g de farinha de milho tem 351 calorias. Isso são muitas calorias que se podem transformar em energia. Portanto, é um bom alimento para a energia.

Este é um alimento de gigantescas produções no Brasil. É muito comum viajar e encontrar plantações com espigas de milho, seja de milho verde ou de pipoca, sendo a farinha um dos principais ingredientes para rações de animais como aves e ruminantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *