Tecnologia e GadgetsTutoriais e Dicas

Roteadores Wi-Fi: Como escolher um bom Roteador

Hoje iremos falar da importância de saber como escolher um bom roteador wi-fi para extrair o máximo de potencial do seu sinal de rede de internet, seja para trabalho, games ou apenas para assistir seus filmes e séries sem travamentos.

Atualmente com o grande avanço da tecnologia móvel, facilmente encontramos aparelho roteadores por onde passamos, bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais e praticamente todas as residências possuem um roteador garantindo que o sinal de internet chegue a seus determinados usuários conectados a esta rede compartilhada pelo aparelho roteador.

Existem diversos pontos a se observar antes de efetuar a compra de um roteador wi-fi para qualquer que seja a sua finalidade, seja apenas para games, trabalho ou outros tipos de entretenimento, os pontos são a segurança oferecida pelo dispositivo, velocidade e também a sua facilidade de instalação, pois ninguém gosta de bater cabeça por muito tempo tentando instalar um roteador complicado.

Veja aqui os principais aplicativos para descobrir senha de Wi-Fi

Dicas de como escolher um bom Roteador Wi-Fi

Veja algumas das principais dicas para você observar antes de efetuar a compra de seu aparelho roteador wi-fi. Se deseja uma excelente conexão de rede sem quedas ou lags, confira.

Sobre o dispositivo roteador

O aparelho é responsável pela distribuição de sinal de rede de internet para um determinado ambiente para conexão local para vários dispositivos ao mesmo tempo como computadores, celulares, TVs e entre outros eletrônicos que funcionam com Wi-Fi.

Atualmente existem diversos modelos de roteadores wi-fi, com diversas configurações, entre as mais básicas e mais avançadas, isso depende de qual a finalidade que irá utilizá-lo.

Avalie o seu ambiente

Antes de tudo, você precisa dar uma breve avaliada no ambiente que irá colocar o seu futuro roteador, pois alguns obstáculos como várias paredes podem afetar a distribuição de sinal de rede no seu local.

Você precisa posicionar o roteador em um local alto e que não tenha muitas paredes ao redor do mesmo para que não interfira no desempenho e velocidade do sinal. Se for utilizar o roteador para games, é recomendável colocá-lo no mesmo ambiente, caso for para toda a família ter acesso, encontre um local para posicioná-lo em que o sinal chegue aos 4 cantos de seu ambiente.

O roteador deve oferecer configurações por aplicativo

Há um tempo atrás, os usuários podiam gerenciar o painel de configurações de seus roteadores sem fio apenas acessando seu firmware por meio de um navegador da Web em um computador conectado ao roteador.

Muitas pessoas se sentem intimidadas por essas interfaces de usuário e querem algo mais fácil e simples de utilizar. Como resultado, os fabricantes de roteadores desenvolveram os aplicativos para aparelhos móveis que os usuários podem usar para configurar seus roteadores sem fio.

Se você deseja conveniência, verifique se o roteador que está comprando possui um aplicativo para celular. Você deve poder usá-lo para visualizar o estado de funcionamento do roteador e gerenciar os principais recursos quando precisar.

Infelizmente, os fabricantes de roteadores têm abordagens diferentes quando se trata de aplicativos móveis: alguns oferecem aplicativos básicos onde você pode definir apenas coisas simples como a senha do Wi-Fi, enquanto outros oferecem aplicativos avançados onde você pode configurar a maioria dos recursos do aparelho.

Verifique a velocidade do roteador

Quando você lê as especificações de um roteador sem fio, não é informado sobre a velocidade real que você obtém ao usá-lo. São mostrados números teóricos que são medidos em laboratórios especializados com o equipamento de rede ideal.

É por isso que você deve ler as avaliações : avaliações de usuários e avaliações feitas também por especialistas. Procure sempre por avaliações em que as pessoas usam computadores e dispositivos móveis para fazer as comparações, e não apenas deduções de velocidade.

Por exemplo, algumas publicações usam outros roteadores como referência para medir a velocidade dos roteadores que estão testando.

Eles fazem isso porque os fabricantes querem ter uma boa aparência nas análises de produtos. Você deseja ler publicações que usam computadores comuns, como aqueles que você tem em sua rede. Esta é a única maneira de saber o que você ganha ao comprar um roteador sem fio, antes de decidir comprá-lo.

Roteador com entrada USB

Ter pelo menos uma porta USB disponível é uma obrigação em casas modernas. Temos todos os tipos de dispositivos USB que precisamos para conectar ao nosso roteador sem fio: discos rígidos externos, impressoras, modems USB, etc. Seu roteador recém-adquirido deve ter pelo menos uma porta USB, de preferência USB 3.0.

Roteadores mais caros, também incluem uma porta USB-Type C para conectar dispositivos móveis modernos.

Recursos avançados de proteção

Muitos roteadores oferecem recursos avançados muito úteis, como servidores VPN, antivírus e outros recursos de segurança que podem proteger sua rede Wi-Fi contra malwares e ataques externos da web.

O problema é que esses recursos também são encontrados em aparelhos roteadores com hardware fraco que não podem executá-los com um bom desempenho ou com falhas.

Se você deseja que recursos avançados como o servidor VPN funcionem bem, não compre um roteador com hardware de baixo custo. Procure um roteador mais acima da média, (isso se você quiser uma alta proteção de seus dados) com hardware poderoso e bastante RAM, que tenha recursos para executar bem serviços avançados em alta performance e desempenho, além da transmissão Wi-Fi padrão.

Um comentário sobre “Roteadores Wi-Fi: Como escolher um bom Roteador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *