AplicativosSegurança Online

Teve o WhatsApp hackeado? Saiba o que fazer

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mercado e utilizado por pessoas do mundo todo, e por conta disso muitas vezes é alvo de ataque cibernético, se você teve o WhatsApp hackeado, saiba o que fazer com as dicas que iremos mostrar neste artigo.

O que tornou o WhatsApp Messenger tão famoso foi o fato de ser o primeiro aplicativo móvel a oferecer mensagens gratuitas. Que até ofuscou o SMS, já que agora o usuário não precisa mais estar se preocupando com a contagem de caracteres digitados na conversa.

Outra coisa com que os usuários não precisam se preocupar é o nome de usuário. O WhatsApp Messenger não precisa disso. Ele se conecta ao número do seu celular, para que você apareça para os outros usuários com o mesmo nome que atribuíram a você na lista de contatos.

Infelizmente, os hackers podem se infiltrar em sua conta do WhatsApp. Quando isso acontecer, você pode se perguntar o que pode fazer para obter sua conta de volta e protegê-la para evitar problemas futuros. Este artigo ensina o que fazer se sua conta for comprometida e o ajudará a protegê-la no futuro.

Veja as principais atualizações do WhatsApp para 2022

Como saber se sua conta está comprometida?

Um dos principais indicadores de que sua conta do WhatsApp está comprometida é ver contatos que não são seus . O WhatsApp é tão intuitivo que adiciona seus contatos quando você fizer login em um novo dispositivo. Outro sinal são, claro, mensagens que você não enviou . Se você abrir o WhatsApp e vir mensagens suspeitas, provavelmente alguém está usando sua conta.

O que fazer se sua conta foi hackeada?

Agora que você descobriu maneiras de descobrir se sua conta foi hackeada, é hora de aprender como agir. Lembre-se de que você deve agir rapidamente para proteger suas informações privadas e recuperar o controle de sua conta.

1- Notifique seus amigos

Um dos golpes mais recentes que vimos em 2021 são os hackers que pedem um código de verificação enquanto fingem ser seu contato. Devido à natureza dos recursos de segurança do WhatsApps, tudo que você precisa é um número de telefone e um código de verificação para fazer o login.

Quando alguém compromete sua conta do WhatsApp, agora eles podem enviar mensagens para seus contatos informando que a empresa enviou seu código de verificação e obter acesso à conta deles. É por isso que uma das primeiras coisas que você deseja fazer é enviar uma mensagem para seus amigos e familiares, avisando-os que você perdeu o acesso à sua conta . Esta ação evita uma maior exploração de sua conta e de outras pessoas.

2- Desconecte todos os dispositivos do seu WhatsApp

Verifique algumas algumas atividades que estão sendo feitas em seu aplicativo ou a quais dispositivos o seu WhatsApp está conectado. Abra seu aplicativo WhatsApp Messenger, acesse os 3 pontinhos do canto superior direito, agora clique em aparelhos conectados, se você notar que existem movimentações suspeitas como aparelhos conectados ao seu WhatsApp, clique nos ícones e em seguida aperte em desconectar.

Apesar de esta opção ser muito útil para muitos usuários, ela pode ser muito perigosa, pois agora seu WhatsApp pode ser conectado a diversos dispositivos e é sempre bom estar verificando se há alguma atividade suspeita.

3- Desinstale e instale novamente seu WhatsApp Messenger

 Se você ainda suspeitar que alguém pode estar utilizando seu aplicativo, realize a exclusão do aplicativo de seu aparelho, o processo é bem simples, você desinstala o WhatsApp de seu dispositivo e reinstala novamente para que possa realizar a verificação de número para cadastrá-lo novamente em seu aparelho.

Esse procedimento é necessário em caso de suspeitas de acesso em sua conta de WhatsApp, pois quando reinstalar o aplicativo e fizer a verificação de contato, quem possuir acesso a sua conta em outro aparelho irá perdê-la.

4- Ative a verificação em duas etapas

Esta opção é muito importante após você ter feito o procedimento mostrado logo acima, depois de ter reinstalado seu WhatsApp, ative o quanto antes esta função de verificação em duas etapas, pois depois de ativar essa opção, quem tentar acessar seu WhatsApp irá precisar da senha de acesso para entrar no aplicativo.

Para ativar a opção abra seu WhatsApp Messenger, vá até a opção de 3 pontinhos no canto superior direito, clique em configurações, clique em conta, confirmação em duas etapas, clique em ativar, agora você irá definir uma senha de 6 dígitos e siga os procedimentos para finalizar.

5- Apague sua conta do WhatsApp

Se tudo que você fez ainda não foi necessário e ainda possui suspeitas que alguém ainda acessa a sua conta de WhatsApp, então você precisa tomar uma atitude mais drástica e apagar sua conta com todas as suas informações contidas nela.

Para fazer isso abra seu WhatsApp e acesse os 3 pontinhos no canto superior direito, aperte em configurações, clique em conta, apagar minha conta, agora finalize a exclusão de sua conta. Ao fazer isso, todo o seu histórico de mensagens, dados de grupos, backups de mensagens feitos, históricos de pagamentos serão todos apagados.

Se realmente você não está se sentindo seguro e tem informações que podem ser comprometedoras esta é a única alternativa cabível a se fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *