Saúde e Fit

Dentes molares: o que são e quais são os sintomas do seu nascimento

Caso os seus ainda não tenham caído, é provável que você possua ao menos seis dentes molares, três de cada lado da arcada dentária. Estes são os últimos elementos dentários a nascer e ficam localizados no fundo da boca. 

É justamente dentre esses dentes que se encontra o terceiro molar, popularmente conhecido como dente do juízo ou o do siso. 

Por serem os últimos a nascerem, não é possível que eles estejam na boca de crianças, consequentemente os dentes molares já nascem como dentes permanentes, isso porque a arcada dentária infantil não comporta os 32 dentes de uma completa. 

Importante dizer que os últimos dentes são divididos em: Pré-molares, primeiro molar, segundo molar e o terceiro molar, que como dito antes, é mais conhecido pelo siso. Também é importante entender que os pré-molares estão presentes na dentição infantil. 

Por isso, é importante manter a boca saudável, para quando os demais molares nascerem, problemas não acontecerem. Uma boa maneira de fazer isso é visitando regularmente o dentista especialista em implantodontia.

Função dos molares

Cada dente tem uma função muito específica, podendo ele ser feito para cortar, triturar ou rasgar um alimento. 

Sendo que a localização e formato influenciam diretamente na sua função. E isso não é diferente no caso dos dentes molares, por isso de acordo com a divisão deles, essas são as suas atribuições:

  1. Pré-molares 

Esses dentes têm a função de triturar os alimentos, ou seja, ele é o responsável de reduzir em pequenos pedaços o alimento, para assim facilitar a mastigação. 

Eles ficam localizados entre os caninos e os molares, e contando com os dois lados da arcada existem no total oito desses dentes. Já o nascimento deles costuma acontecer após os dez anos de idade.

  1. Molares

Esses são dentes com funções complementares, eles também trituram, porém o alimento que previamente foi triturado pelos pré-molares. 

Ficam no final da arcada dentária, e são divididos em três tipos, os primeiros, segundos e terceiros molares. Por isso, temos cerca de doze dentes desses na boca.

Todavia, é importante ressaltar que os terceiros molares são dentes que normalmente são extraídos, para evitar problemas pelos quais ele já é conhecido, bem como: desalinhamento dos dentes e cáries. 

Por conta disso, muitos acabam pesquisando preço de extração de dente para remover esse. 

Sintomas do nascimento de molares

Como o nascimento de um dente é um acontecimento especial para o corpo, algumas mudanças e reações naturalmente acabam acontecendo, e os molares não se diferenciam nesse ponto. 

Normalmente, durante do nascimento desses dentes, é possível notar os seguintes sintomas:

  • Dor;
  • Febre;
  • Falta de apetite;
  • Vontade constante de mastigar ou morder;
  • Inchaço na gengiva;
  • Produção de saliva em excesso.

Todavia, o dente do siso costuma ter uma dor muito mais forte e incômoda que os demais molares, também é normal que ele se alinhe aos demais dentes. 

Isso porque, normalmente, existe um dente no local onde ele nasce ou o mesmo acaba nascendo torto. Fora isso, é super fácil notar dentes molares nascendo sintomas.

Tendo notado esses sintomas, principalmente no caso do siso, é importante consultar o dentista, pois através de um exame ele poderá verificar se o mesmo está nascendo torto ou não. 

Além claro de pedir a extração do mesmo, já que como dito anteriormente, ele pode causar alguns problemas à saúde bucal do indivíduo. Vale dizer que é possível também que seja notada a presença de mau hálito causado pelas cáries.

Cuidados com o siso

Após notar que os terceiros molares estão nascendo e ter visitado a clínica de dentista, provavelmente você terá passado por alguns exames para verificar a posição e se estão corretos. 

Afinal, também como falado antes, é provável que seu odontologista peça a remoção do dente e para isso, é preciso saber como cuidar da boca após a remoção do dente.

Normalmente, o indicado é ficar em repouso pelas primeiras 24 horas do procedimento, afinal, a extração de um dente é como uma cirurgia de pequeno porte, também é importante evitar esforços intensos. 

Evitar a fala e movimentos de sucção também são essenciais para o cuidado, assim como uma higiene bucal mais cuidadosa. 

Por fim, use gelo ou bolsas térmicas para reduzir o inchaço e tome as medicações corretamente, são pontos muito importantes para lidar com o processo de recuperação. 

Já no que se diz respeito a sua alimentação, procure não ingerir alimentos ácidos, quentes e duros.

A falta de cuidados com esses dentes pode levar a queda de mais de um molar, além do próprio siso que foi removido. Fazendo com que seja necessário a colocação de um implante de dente quanto custa.

Desse modo, ao notar que o siso está nascendo, é preciso tomar alguns cuidados, como os vistos acima. Para entender um pouco mais sobre isso, basta continuar a leitura. 

Como lidar com o nascimento do dente do siso? 

Assim como visto anteriormente, o nascimento do dente do siso ou do juízo, como também é conhecido, costuma ser um período difícil e que merece uma atenção redobrada. Isso porque, costumam doer e na maioria das vezes, precisam ser retirados. 

De início, o mais recomendado é ir ao dentista urgentemente. Após alguns exames de raio-x que ele for solicitar, será possível analisar se está na posição correta ou não. Caso não esteja, aí será necessário a extração. 

Depois disso, será preciso de alguns cuidados, como por exemplo: 

  • Repouso;
  • Bolsa de gelo ou térmica; 
  • Medicamentos;
  • Evite movimentos bruscos;
  • Maior atenção na higienização;
  • Uma dieta correta. 

Desse modo, em primeiro lugar, é preciso se manter um período de repouso extremo, principalmente nas primeiras 24 horas após a cirurgia. 

Logo depois desse dia, será possível voltar aos poucos às atividades comuns e rotineiras, mas evitando esforços e com o maior cuidado possível. 

Durante esse momento, é preciso fazer uso de uma bolsa de gelo ou térmica no lado da bochecha em que foi retirado o dente para diminuir o inchaço que fica. 

Outra dica é o uso dos medicamentos prescritos pelo dentista para o alívio da dor e do inchaço que ficam nos primeiros dias, após a cirurgia. 

Além disso, é primordial que nesse período, mesmo que for voltando às atividades normais, não faça e nem realize nenhum movimento muito brusco, ainda mais na região do rosto, isso inclui até mesmo o de sucção e falar. 

Essa dica é sempre válida, independente da situação, porém quando ocorre uma cirurgia, ainda mais de retirada do siso, se torna ainda mais importante que é uma higienização correta para evitar o acúmulo de bactérias que atrapalhem a recuperação. 

Por conta disso, use o fio dental, escove os dentes ao menos 3 vezes ao dias, principalmente no pós-refeição, com um foco maior também antes de dormir, que é o momento recomendado para a escovação completa. 

Por último, mas não menos importante, siga uma dieta, ao menos nos primeiros dias, com uma alimentação balanceada e saudável. O ideal é evitar alimentos considerados ácidos, quentes e duros. 

Além disso tudo, é importante consumir alimentos líquidos e gelados nos primeiros dias, após a cirurgia. 

Dessa forma, seguindo todos esses cuidados, será possível ter uma recuperação rápida e tranquila em relação a retirada do dente do siso ou do juízo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *