Omnichannel marketing: o que é e como funciona
As possibilidades de diversos canais de comunicação para os indivíduos, hoje em dia, são muitas, e isso também acontece no ambiente da logística, em que é mais antenado com as transformações do mercado, como é o caso do Omnichannel.
O Omnichannel é o nome dado ao conceito que integra todos os pontos de vendas, com a intenção de promover uma experiência para que o cliente tenha uma excelente compra.
Quando o consumidor não sente diferença entre o mercado online e o offline, é sinal que a marca soube desenvolver esta estratégia mantendo-se firme e competitiva em um cenário mercadológico, cada vez mais híbrido.
No Brasil, já é realidade ver alguns pontos de vendas físicos e virtuais se convergerem entre si, oferecendo aos clientes mais opções, além de comodidade na hora da aquisição de um produto ou serviço.
Porém, com a união do e-commerce e das lojas físicas, é possível manter seus antigos hábitos de consumo.
Ainda assim, podem colocar em prática os novos hábitos, como compras por aplicativos ou até mesmo retirar na loja do shopping mais próximo.
Essa prática é muito vista em lojas de varejo que também acabam fazendo com que seus sites sejam gigantescos, como é o caso do marketplace. Então, “Todos os canais reunidos” seria a definição mais próxima de um omnichannel.
Desse modo, caso queira entender tudo sobre o omnichannel, as principais diferenças entre ele e o multicanal, suas maiores vantagens e como construir estratégias eficientes para ele, basta continuar a leitura.
Dentro desse conteúdo, todos esses tópicos serão abordados para uma maior compreensão acerca do assunto.
O que é omnichannel?
É através do omnichannel, que o cliente tem opções na hora da pesquisa e da finalização da compra. Então, o atendimento adequado em cada ponto de venda, é muito importante para a promoção da experiência de um consumidor positivo.
No universo do omnichannel, é possível encontrar dois outros conceitos, o multichannel, que é quando a empresa apresenta diferentes canais para a compra, como por exemplo:
- Lojas físicas;
- Sites;
- Aplicativos;
- Via telefone;
- E-mail.
No entanto, eles não são conectados e por conta disso, as informações de vendas não circulam entre os profissionais de cada local de venda.
Desta forma, isso gera uma competitividade entre os vendedores. Já o crosschannel, apresenta o cruzamento de todos os canais e todas as informações das vendas circulam entre eles.
Isso irá oferecer uma experiência de compra ainda maior para o consumidor e quase nenhuma competitividade entre os vendedores.
Porém, é extremamente importante investir em um curso de estratégia de marketing, para que os clientes sejam alcançados com sucesso.
Antes de entender as vantagens do omnichannel e de como construir uma estratégia eficiente para ele, é preciso compreender as principais diferenças entre ele e o multichannel.
Dessa maneira, continue a leitura do conteúdo que serão abordados as principais diferenças entre ambos.
Qual é a diferença entre o omnichannel e o multicanal?
Assim como visto anteriormente, existem algumas diferenças entre os conceitos de omnichannel e multicanal.
Porém, de uma forma mais detalhada, o multicanal se refere a interação entre os clientes em potencial, através de vários canais de comunicação. Enquanto o omnichannel tem como principal objetivo realizar uma experiência de venda que seja completamente integrada.
Além disso, o conceito do omnichannel não trabalha com uma diferenciação entre os canais, como em uma relação de competição. Pelo contrário, ele cria uma ligação entre todos eles, respeitando suas diferenças e proporcionando um atendimento único para os clientes por meio disso.
O multicanal também, por se tratar de um atendimento que deseja atingir diversos canais, tem como maior foco conseguir atender o maior número possível de clientes em variadas plataformas.
Porém, já o omnichannel, por querer unir e integrar diversos meios tem uma preocupação maior com a qualidade do atendimento que será prestado.
Dessa forma, em resumo funciona da seguinte maneira: caso o foco seja um atendimento amplo, o conceito ideal é o multicanal, sem sombra de dúvidas, por conseguir atingir diversos canais e meios.
Entretanto, se a ideia central é um atendimento qualificado e exclusivo, o ideal é utilizar o conceito omnichannel. Em suma, é aquela dicotomia do quantitativo (multicanal) x qualitativo (omnichannel).
Apesar das diferenças notáveis entre ambos os conceitos, é possível afirmar que o omnichannel surgiu como uma clara evolução do multicanal. Afinal, para integrar diversos meios de comunicação, é preciso trabalhar com esse variados canais.
Dessa forma, ao entender tudo isso, é preciso ver as principais vantagens em usar o omnichannel. Para isso, basta continuar a leitura.
Quais as vantagens do omnichannel?
Esse tipo de ferramenta eleva o seu negócio para um outro patamar, no que diz respeito ao relacionamento. É possível integrar os principais canais de relacionamento em um único local, envolvendo redes sociais e até mesmo um telefone mais pessoal.
Com isso, sua empresa pode estar presente em diversas redes sociais e muitos canais de comunicação, e claro, todos esses meios integrados ao seu site.
Assim, todos os seus funcionários poderão atender todos os contatos vindos desses diferentes lugares em um único local.
Isso irá facilitar o gerenciamento e a interação com o público, em segundo lugar, é que a sua empresa ficará mais próxima do seu cliente e mais acessível a ele, significando que o seu comprador te encontrará em mais locais dentro deste mundo digital.
Para aprofundar ainda mais essa relação, será preciso investir em um curso gestão de relacionamento com o cliente.
Com essa boa gestão, você estará mais visível pelo seu cliente, e ele por sua vez escolherá o canal de comunicação mais prático, para que ele entre em contato com a sua empresa. E uma boa organização conseguirá sempre fazer o acompanhamento dessa evolução tecnológica.
Como envolve bastante a área da tecnologia, o gestor também poderá adquirir conhecimentos técnicos no gestão comercial ead, pois ele irá precisar, se houver qualquer intercorrência nos canais de comunicação.
Dessa forma, caso queira entender mais sobre estratégias de omnichannel e até mesmo como construir uma eficiente, basta continuar a leitura para compreender um pouco mais sobre isso.
Como montar uma estratégia de Omnichannel?
O primeiro passo para montar uma estratégia qualificada é investir em cursos para area comercial, tendo uma grande amplitude do conhecimento dentro do comércio.
Após esse conhecimento técnico, é importante se reunir com o seu time para criar estratégias envolvendo todos os setores para conversar sobre qual será o melhor processo a ser feito.
Depois disso, é necessário conhecer o seu cliente, entendendo o seu comportamento, sua linguagem e principalmente as suas preferências. Também é importante saber em quais canais ele está mais presente para usar essa estratégia.
O quarto passo, é segmentar e direcionar e para isso, pode ser que tenham diferentes perfis de clientes. Então, é interessante pensar em como seria atuar para cada um desses consumidores e com isso, utilizar os canais mais adequados para uma boa gestão comercial curso.
Além disso, é interessante também que sempre esteja analisando as métricas, entendendo o que está funcionando e se realmente as campanhas de estratégias estão surgindo efeito.
Analisando todos esses dados, é possível que o omnichannel ajude a alavancar a lucratividade da organização.
Desse modo, ao entender tudo isso, é possível ver todas as vantagens do omnichannel. Então, não perca mais tempo e faça uso para sua empresa.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.