Gastronomia e Receitas

Pudim de leite é a sobremesa predileta dos brasileiros

Olhe com suspeita para aqueles que odeiam pudim de leite. Bem…pelo menos não para quem seja intolerante a lactose, mas nesse caso, não é que não gostem, apenas não podem comer, pois não há razão para uma pessoas não gostar de pudim. Como todos nós sabemos, quem pode resistir a um creme geladinho com gostinho de leite condensado e uma calda de caramelo por cima? Sem falar em toda a beleza física dessa sobremesa e também da beleza desse momento de comer uma delícia, geralmente acompanhado de quem gostamos.

É um prato muito popular no Brasil, não só pelo gosto, mas também porque permite que você viaje de volta no tempo. Lembranças de infância, festas com família e amigos, certamente com pessoas que não estão mais por perto.

Dia do pudim de leite

22 de maio é o dia em que o pudim de leite é celebrado no Brasil.

Não sabemos a origem da definição dessa data, nem como desde quanto ela é celebrada, inclusive, não sabemos ao certo quem originou a receita do pudim de leite condensado. Imaginamos que a culpa por essa delícia seja dos portugueses, acostumados a misturar ingredientes típicos dos doces que eram populares no século XV. O uso de açúcar e ovos eram sempre abundantes nas receitas. A origem da receita de pudim não é clara, mas o historiador J. A. Dias Lopes, diz que a receita para esta sobremesa açucarada só foi registrada no século XIX, no livro “Doces e manjares do século XIX”, padre Joaquim Cardoso e Brito, que é considerado um trabalho de referência para doces brasileiros.

Ainda não está claro quando começou a produção desses doces em Portugal e quando os doces começaram a ser feitos aqui. Especialista sobre o assunto, Virglio Nogueira Gomes, apoia a ideia de que doces com o formato de pudim foram feitos em diferentes partes da Europa na Idade Média. Flan é o nome dado a uma sobremesa alemã chamada “bolo achatado”. O inglês usou a palavra “pudding”, que tem vários significados diferentes, entre eles “preparação que usa forma”. Muitos historiadores de alimentos afirmam que foram os brasileiros que adicionaram leite condensado à suas receitas de sobremesa.

Comprar ingredientes como ovos, leite, açúcar e leite condensado não é como comprar sete cabeças de gado. Misturar tudo e colocá-los no forno para cozinhar a massa parece que deve ser uma tarefa simples, certo? Errado! É muito provável que depois de assar o pudim, seu alimento cheire a ovo ou a calda passe do ponto e amargue. Sempre certifique-se de seguir as instruções do modo de preparo, pelo menos em sua primeira vez, para garantir que você tenha o melhor pudim de leite condensado para servir para sua família.

A receita de cada região é diferente, o que permite novas variações no prato. O pudim de Tapioca é popular no nordeste do Brasil, enquanto os pudins de queijo são muito populares nas montanhas de Minas Gerais. Há sobremesas doces em toda parte, como o doce de leite feito com a lata de leite condensado cozida. Que serve inclusive de complemento para outras receitas, ou até mesmo comer de colher.

Pudim, flan, pavê, mousse…são muitas delícias de sobremesas, com origem brasileira, ou incrementada por brasileiros, e assim, temos muitas opções de doces para finalizar com chave de ouro uma bela refeição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *