Dor de Dente: Quais são as principais causas
Sentir dor de dente não é algo muito agradável, e assim como outras dores fortes, esse incômodo pode te impedir de seguir com sua rotina diária normalmente e até mesmo interferir em sua alimentação, fazendo com que possa desenvolver outras dores e sintomas, como dor de cabeça por jejum.
Dessa forma, é muito importante que essas dores de dentes sejam evitadas para que o paciente não tenha sua rotina prejudicada, e para isso, a melhor forma é evitando o surgimento de doenças bucais.
Isso porque, esses problemas que surgem na boca, que normalmente derivam de problemas com a higienização bucal, são capazes de dar força a diversas bactérias, que por sua vez corroem os dentes, até chegarem em partes mais profundas e causarem a dor.
Vale lembrar que além do sintoma, esses problemas bucais também são capazes de causar diversas outras consequências ainda piores.
Esses problemas ocorrem principalmente quando não são tratados através de consultas e acompanhamento com o dentista, que podem ser realizados por um plano odontológico empresarial.
Tendo essas informações em mente, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre dores de dente, bem como quais suas principais causas e meios de evitar, além de conhecer os principais tratamentos para alívio dos sintomas bucais.
Quais são as principais causas das dores de dentes?
Assim como já afirmado anteriormente, a dor nos dentes indica que algo não está funcionando como deveria e muito provavelmente há ações de microrganismos e bactérias agindo para que partes do dente sejam afetadas.
Portanto, confira a seguir algumas das principais doenças que causam dores nos dentes:
- Doenças e inflamações na gengiva;
- Sinusite;
- Cáries;
- Sensibilidade dental.
Vale lembrar que, no caso de cáries, a dor se dá porque as bactérias que causam a cárie acabam perfurando os esmaltes dentários e chegando a polpa do dente, local sensível. Da mesma forma acontece com a sensibilidade dental.
Entretanto, nesse problema a dor é causada pela retração da gengiva que por sua vez expõe partes sensíveis da raiz do dente.
Em suma, as doenças inflamatórias, tanto na gengiva quanto no dente também funcionam na mesma lógica das cáries e podem ser tratadas facilmente através de um plano odonto empresa.
Entretanto, a relação da sinusite, assim como dores de ouvido, a relação com dores de dente se dá com o fato de que as conexões nasais também podem atingir a uma proximidade do local em que essas inflamações começam, gerando assim uma reflexão da dor nos nervos.
Quais são as melhores técnicas para aliviar essa dor?
Em primeiro lugar, em caso de sentir dores de dente, não exite em buscar um médico dentista através de um plano odontológico para cnpj.
Pois, além de avaliar suas dores, o dentista também poderá receitar medicações e sugerir uma linha de tratamento para que a melhora não seja passageira.
Entretanto, existem algumas formas de aliviar as dores, com tratamentos caseiros, como por exemplo fazer bochechos com água e sal.
Em suma, esse método é capaz de ajudar a limpar a boca e assim começar um combate aos microrganismos responsáveis pela dor.
Além do bochecho, também é possível colocar gelo no dente ou local da onde a dor provém.
Seja a forma que for, o importante é buscar não fazer automedicação sem a prescrição médica, que por sua vez pode ser consultada através de um convênio odontológico para mei.
Quais doenças podem estar relacionadas à dor de dente?
Várias das doenças que surgem na boca podem causar dor. Isso porque, elas são capazes de perfurar as camadas de proteção dos dentes e assim chegar às superfícies mais sensíveis, portanto, confira a seguir as principais doenças que podem causar dor:
- Cáries;
- Pulpite;
- Abscesso periapical;
- Trauma;
- O dente do siso empurrando o tecido da gengiva (causando a pericoronite).
Vale ressaltar que as doenças podem causar dores insuportáveis e quanto mais intensas elas vão ficando, mas vão destruindo os dentes e portanto, sem o tratamento adequado, que pode ser realizado através de um plano odontológico para microempreendedor individual, as consequências podem gerar a queda ou a extração do dente.
Portanto, não se esqueça de evitar o surgimento desses males através de uma boa higiene bucal, consultas rotineiras ao dentista e uma dieta equilibrada com uma boa ingestão de água para que além de saudável, você possa ter um lindo sorriso e sem dor!
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Assunto relacionado: Dor nos pés: qual a causa?